SINDIFATO adere à Campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” no Tocantins

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (SINDIFATO) adere à Campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, em benefício das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil.

O número de casos de violência doméstica é alarmante e cresce a cada dia. O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking global de assassinatos de mulheres, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH). Essa taxa só é maior em El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. O isolamento social, imposto pela pandemia da covid-19, tem agravado a situação, já que as mulheres têm passado mais tempo ao lado do agressor.

O Sindifato sinaliza a importância da proposta e incentiva a Campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, assim estimulando o fortalecimento do enfrentamento a violência contra a mulher no estado do Tocantins.

Instituída pela Lei Federal no 14.188, de 28 de julho de 2021, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia.

A Sinal Vermelho é um instrumento de denúncia contra a violência doméstica. Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha tem integrado os Poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver.

A participação dos parceiros é fundamental para o sucesso e efetividade da campanha. Atualmente, a Sinal Vermelho conta com o apoio de mais de dez mil farmácias e drogarias, bancos, shoppings, cartórios eleitorais e extrajudiciais, além de estabelecimentos comerciais.

Para mais informações sobre a Campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, como aderir a iniciativa ou ajudar uma vítima, acesse a Cartilha da Campanha disponibilizada pelas entidades organizadoras.

Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica. Você não está sozinha.

Cartilha para PARCEIROS

Cartilha AMB MULHERES

Fonte: ASCON Sindifato com informações da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).