TERCEIRIZAÇÃO NA SAÚDE DO TOCANTINS GERA CONTROVÉRSIA E PREOCUPA PROFISSIONAIS

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins tem sido alvo de críticas devido à terceirização crescente dos serviços de saúde em hospitais públicos. A recente terceirização para a empresa NEOVIDANS GESTÃO EM SAÚDE LTDA, que, por sua vez, contrata profissionais através da ELGE SERVIÇOS MÉDICOS EIRELI SCP, está gerando preocupações entre os profissionais da saúde e a sociedade em geral.

A prática conhecida como “quarterização” de serviços levanta sérias questões sobre a responsabilidade e a qualidade do atendimento. Com essa estrutura complexa, o Estado parece se distanciar de suas obrigações, enquanto os custos sobem e a qualidade dos serviços prestados permanece em debate.

A falta de realização de concursos públicos na área de saúde desde 2008 resultou no aumento de profissionais contratados sem direitos trabalhistas, deixando-os em uma situação precária e dificultando o acesso à justiça.

O Sindicato dos Farmacêuticos, atento a essas questões, continua a defender os direitos dos profissionais de saúde e a buscar soluções que garantam um atendimento de qualidade à população do Tocantins.