SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO TOCANTINS ESTABELECE PISO SALARIAL DE REFERÊNCIA

Em uma ação decisiva para a categoria, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO) anunciou o estabelecimento de um novo piso salarial para os profissionais do setor. A medida vem em resposta ao prolongado impasse nas negociações salariais com a representação patronal, que deixou os farmacêuticos sem reajuste desde novembro de 2019.

A partir de 1º de março de 2024, o piso salarial de referência para os farmacêuticos será de R$ 5.500,00 para uma carga horária de 44 horas semanais. A diretriz se aplica a todos os estabelecimentos de saúde privados do estado, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios.

A diretoria do SINDIFATO solicitou que os departamentos de Recursos Humanos ajustem os salários dos profissionais ao novo valor estabelecido, considerando a possibilidade de compensação para os aumentos espontâneos previamente concedidos. Além disso, os farmacêuticos que já recebem salários acima do piso terão um reajuste de 4% sobre seus vencimentos.

Outra importante conquista anunciada é a inclusão de um adicional de responsabilidade técnica, correspondente a 10% do salário base, para cada farmacêutico registrado como responsável técnico perante os órgãos de fiscalização e vigilância sanitária.

“A categoria não pode ficar refém da boa vontade da representação patronal, que vem protelando as negociações deliberadamente desde o ano de 2019,” afirma Renato Soares Pires Melo, presidente do SINDIFATO. Os estabelecimentos de saúde estão sendo notificados via e-mail para ajustar os salários dos profissionais. O sindicato iniciará uma fiscalização para assegurar o cumprimento do novo valor, bem como dos recolhimentos previdenciários, FGTS, adicional noturno, horas extras e demais direitos previstos na legislação.

A medida, segundo o SINDIFATO, visa reconhecer a importância e valorizar o trabalho dos farmacêuticos, promovendo a justiça salarial e a dignidade profissional. A diretoria do sindicato se coloca à disposição para fornecer esclarecimentos adicionais e reafirma seu compromisso na defesa dos direitos da categoria.

O estabelecimento de um piso salarial de referência é um passo significativo na luta pela valorização dos farmacêuticos no Tocantins, garantindo que os profissionais sejam remunerados de forma justa por seu trabalho essencial na área da saúde.

Caso ocorra com uma resistência por parte dos empregadores, os farmacêuticos deverão encaminhar denúncia para o e-mail contato@sindifato.org.br para que o sindicato proceda a fiscalização no estabelecimento.