SINDIFATO LUTA POR INCLUSÃO DE FARMACÊUTICOS GENERALISTAS EM CONCURSO PÚBLICO DE PALMAS

Ofício solicita alteração em edital para ampliar oportunidades a profissionais da área

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO) deu um passo significativo em defesa dos direitos dos farmacêuticos generalistas. Em um ofício datado de 15 de janeiro de 2024, enviado à Secretária Municipal de Saúde de Palmas, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, o sindicato solicitou uma alteração crucial no Edital nº 03/2024 do concurso público para cargos na área da saúde.

O edital em questão, ao contemplar apenas o cargo de “farmacêutico-bioquímico”, exclui profissionais com formação generalista. Essa limitação reduz significativamente a concorrência, considerando que, desde 2002, após uma alteração curricular dos cursos de farmácia no Brasil, a formação se tornou generalista, englobando todas as habilitações anteriores.

O presidente do SINDIFATO, Renato Soares Pires Melo, destacou a importância de atualizar a designação dos cargos para refletir as mudanças educacionais. Muitos municípios, incluindo Palmas, ainda mantêm a antiga nomenclatura em seus concursos, o que tem gerado dificuldades no processo de contratação. A situação atual não reconhece adequadamente os profissionais formados sob a nova resolução, que são capacitados para atuar em diversas áreas do setor farmacêutico.

A proposta do SINDIFATO é incluir no edital o cargo de “Farmacêutico-Bioquímico e/ou Farmacêutico/Generalista”, abrindo assim o leque de oportunidades para um maior número de profissionais qualificados. O sindicato sugere que o mesmo critério utilizado no concurso anterior, realizado em 2013, seja adotado para garantir a inclusão dos farmacêuticos generalistas.

O ofício expressa a disposição do sindicato em colaborar e prestar esclarecimentos adicionais, enfatizando a necessidade de uma compreensão ampla sobre a formação e as capacidades dos profissionais da área. A iniciativa do SINDIFATO visa promover a equidade e justiça no processo seletivo, assegurando que os farmacêuticos de Palmas tenham suas qualificações devidamente reconhecidas e valorizadas.

A expectativa agora se volta para a resposta da Secretaria Municipal de Saúde e as possíveis alterações no edital, que podem significar um avanço importante na carreira dos farmacêuticos generalistas.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO).