FARMACÊUTICOS DENUNCIAM IRREGULARIDADES NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL EM EMPRESAS TERCEIRIZADAS DO TOCANTINS

Tocantins, 11/11/2023 – Farmacêuticos do estado do Tocantins estão denunciando uma série de irregularidades relacionadas à terceirização de serviços de saúde no estado. As denúncias envolvem a falta de acerto rescisório por parte da empresa ASM – Associação Saúde em Movimento, que encerrou suas atividades nos hospitais estaduais, deixando profissionais sem o devido pagamento.

Outra empresa, a Neovidans Gestão em Saúde Ltda, assumiu a administração de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, até o momento, não foi realizada a contratação efetiva de profissionais, gerando incerteza e insegurança entre os farmacêuticos.

A NEOVIDANS informou apenas a intenção de contratar, mas não ofereceu garantias, definições de remuneração, escalas de trabalho, ou outras informações fundamentais. Há dúvidas sobre a forma de contratação, se como funcionários com registro em carteira ou como pessoas jurídicas (modalidade conhecida como “pejotização”).

O Sindicato dos Farmacêuticos alerta os profissionais que trabalharam para a ASM e agora estão apenas com a promessa de contratação pela NEOVIDANS, que o período trabalhado deve ser devidamente remunerado. O sindicato já protocolou denúncias junto ao Ministério do Trabalho e Previdência sobre a falta de registro em carteira de trabalho dos Farmacêuticos.

Na próxima segunda-feira, o Sindifato notificará o Governo do Tocantins e a Secretaria de Saúde sobre as irregularidades ocorridas, exigindo medidas urgentes para garantir os direitos dos profissionais.

Os farmacêuticos que enfrentam essas situações podem procurar o SINDIFATO para orientações e assistência.