Conheça os sinais do assédio moral no ambiente farmacêutico e saiba como agir.

O assédio moral no ambiente de trabalho é uma realidade que precisa ser combatida. Para os profissionais farmacêuticos, é fundamental reconhecer os sinais desse tipo de comportamento prejudicial.

Alguns sinais comuns de assédio moral incluem: humilhação pública, exclusão deliberada, sobrecarga de tarefas, insultos constantes, ridicularização, ameaças veladas, entre outros.

Caso você esteja enfrentando situações de assédio moral, é importante seguir as seguintes orientações:

1. Mantenha registros: Documente todas as ocorrências, anotando datas, horários, pessoas envolvidas e descrições detalhadas dos episódios de assédio. Isso ajudará a criar um histórico consistente, caso seja necessário tomar medidas legais ou buscar apoio.
  2. Busque apoio: Converse com colegas de trabalho de confiança, familiares ou amigos sobre a situação que está enfrentando. O suporte emocional é fundamental nesses momentos e pode ajudar a encontrar soluções.
  3. Reporte ao sindicato: Entre em contato com o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins e relate a situação. O sindicato poderá fornecer orientações específicas, apoio jurídico e encaminhamentos adequados para lidar com o problema.
  4. Preserve evidências: Se possível, reúna provas adicionais do assédio, como e-mails, mensagens de texto ou qualquer outra forma de comunicação que demonstre claramente o comportamento abusivo.
  5. Conheça seus direitos: Esteja ciente das leis trabalhistas e dos direitos dos profissionais farmacêuticos. Familiarize-se com as regulamentações locais e nacionais que protegem os trabalhadores contra o assédio moral.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa situação e que o sindicato está comprometido em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os farmacêuticos.