Farmacêuticos do Tocantins têm direito a horas extras por reuniões e treinamentos fora do expediente, afirma Sindifato

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato) divulgou uma nota esclarecendo os direitos dos profissionais do setor em relação às horas extras geradas por reuniões e treinamentos realizados fora do horário de expediente.

Segundo o Sindifato, as normas trabalhistas estabelecem que essas atividades devem ser compensadas com um adicional de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. No entanto, para os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos no Tocantins, os percentuais são ainda mais elevados.

De acordo com o sindicato, se as atividades extras forem realizadas de segunda a sexta-feira, a compensação deve ser de 75% do valor da hora normal. Se ocorrerem aos sábados, domingos e feriados, o adicional sobe para 100%.

O Sindifato ressalta que a compensação pode ser feita de duas maneiras: ou o profissional recebe o valor correspondente às horas extras em sua remuneração, ou essas horas são acumuladas em um banco de horas, que pode ser utilizado para folgas ou redução da jornada de trabalho em outros dias.

O sindicato alerta os farmacêuticos para estarem atentos a esses direitos e, caso não estejam sendo respeitados, a procurarem o Sindifato para auxílio na garantia de suas prerrogativas.

“O Sindifato está aqui para apoiar e garantir que os direitos dos farmacêuticos sejam respeitados. Não hesitem em nos procurar se tiverem alguma dúvida ou preocupação”, afirmou a entidade em sua nota.