SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS QUESTIONA REMUNERAÇÃO EM CONCURSO DE IPUEIRAS

Em recente movimento pelo equilíbrio das condições de trabalho dos profissionais da saúde, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO) aponta uma discrepância significativa na oferta salarial destinada aos farmacêuticos no concurso público do município de Ipueiras, conforme descrito no Edital nº 001/2024. A administração local propôs R$ 2.200,00 para uma jornada de 40 horas semanais, valor considerado abaixo do piso salarial da categoria e da média paga em outras regiões.

Apesar do reconhecimento e apoio à iniciativa do município em promover a contratação de novos profissionais de saúde, o SINDIFATO expressou sua preocupação, sugerindo duas alternativas para ajuste: a redução da jornada de trabalho para 20 horas semanais, mantendo a remuneração atual, ou o aumento do salário para R$ 4.400,00 para a jornada de 40 horas.

O sindicato argumenta que tais ajustes trariam maior justiça salarial e atrairiam profissionais qualificados, impactando positivamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. O presidente do SINDIFATO, Renato Soares Pires Melo, expressou disposição para colaborar na divulgação do concurso, visando aumentar a concorrência, contudo, ressalta a importância de revisão salarial para efetivamente apoiar a iniciativa.

A solicitação foi formalizada em ofício enviado ao Prefeito Caio Augusto Siqueira de Abreu Ribeiro, aguardando-se uma resposta que possa atender às demandas dos profissionais farmacêuticos e, consequentemente, beneficiar a comunidade local com a prestação de um serviço de saúde mais eficaz e equitativo.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos