TOCANTINS REALIZA A 10ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE PARA DISCUTIR O FUTURO DO SISTEMA DE SAÚDE NO ESTADO.

Nos dias 30 e 31 de maio de 2023, o Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas/TO, será palco da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Tocantins. O evento, que contará com a participação de 800 delegados eleitos nas etapas municipais, tem como tema principal “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A conferência, que reúne representantes de diversos setores da sociedade, tem como objetivo principal avaliar a atual situação de saúde em Tocantins, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

Dentre os delegados presentes, destaca-se a presença do Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, que foi eleito delegado na conferência Municipal de Saúde de Palmas/TO. A participação dos farmacêuticos é fundamental para trazer à tona questões relacionadas ao acesso a medicamentos, políticas de saúde voltadas para o setor e outras pautas pertinentes à categoria.

Além das discussões e deliberações sobre a saúde em Tocantins, a conferência também servirá como uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília. Nesse evento, serão eleitos 56 delegados que representarão o estado na conferência nacional, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em conjunto com o Ministério da Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde é um importante fórum para a definição das políticas e diretrizes que orientarão o sistema de saúde brasileiro nos próximos anos. A participação dos delegados de Tocantins é essencial para que as demandas e realidades do estado sejam devidamente representadas e consideradas nas decisões tomadas durante o evento.

Com a realização da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Tocantins, espera-se que a discussão sobre a saúde no estado avance e que propostas concretas sejam elaboradas para melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de saúde. A participação dos delegados, como o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, é um passo importante para a construção de um sistema de saúde mais justo, equitativo e eficiente em Tocantins.