SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DENUNCIA GRANDES REDES POR DESCUMPRIMENTO DE NORMA COLETIVA

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins revelou ontem uma série de denúncias contra grandes redes de farmácias, em particular a Drogasil e a Pague Menos, alegando o descumprimento de normas coletivas de trabalho.

De acordo com a denúncia, a Drogasil estaria envolvida em várias irregularidades, incluindo o não pagamento de adicional de gerente, não pagamento de benefícios sociais e a não concessão da folga quinzenal para os profissionais que atuam em plantões.

A Pague Menos também foi citada com alegações preocupantes: a não concessão de folga quinzenal remunerada aos plantonistas, pagamento de valores abaixo do piso da norma coletiva e cobrança excessiva pelo cumprimento de metas.

As denúncias foram apresentadas ao Ministério do Trabalho e, segundo o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, o volume e a gravidade das reclamações indicam que essas irregularidades não são recentes nem questões pontuais. “Foram muitas reclamações que chegaram ao mesmo tempo e, pelo que observamos, essas práticas irregulares são de longa data e generalizadas”, disse ele.

O Sindicato já acionou sua assessoria jurídica para entrar com ações trabalhistas em nome dos profissionais que foram prejudicados financeiramente por essas práticas. O objetivo é buscar reparação para os farmacêuticos que foram afetados e assegurar o cumprimento integral das normas coletivas de trabalho pelas redes de farmácias.

As denúncias contra as redes de farmácias destacam a importância de respeitar as normas coletivas e de garantir condições de trabalho justas e equitativas para os farmacêuticos. Este é um assunto de grande interesse para todos os profissionais da área e a sociedade do Tocantins, e será acompanhado de perto.