SINAIS DE DIFICULDADES FINANCEIRAS NO EMPREGADOR: O QUE OS FARMACÊUTICOS DEVEM OBSERVAR

É fundamental que os farmacêuticos estejam atentos aos sinais que podem indicar dificuldades financeiras por parte de seus empregadores. Reconhecer esses indícios precocemente pode ajudar a tomar decisões informadas e proteger seus direitos. Abaixo, destacamos alguns sinais que merecem atenção especial:

Atraso nos Recolhimentos de Tributos e Encargos Sociais: Quando o empregador deixa de efetuar os recolhimentos de tributos para a previdência social e o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), isso pode ser um sinal de problemas financeiros. Embora essa ausência de pagamentos possa ser temporária, é um indicativo de que algo está errado. As multas por atraso nesses pagamentos são baixas, o que pode levar o empregador a priorizar outras dívidas, como fornecedores.

Atraso nos Pagamentos de Horas Extras e Adicional Noturno: Quando o empregador deixa de pagar horas extras e adicional noturno, ou simplesmente a remuneração integral até o 5º dia útil do mês seguinte, é um sinal preocupante. Isso pode indicar problemas de fluxo de caixa e dificuldades em cumprir com as obrigações financeiras.

Inadimplência com Fornecedores e Pagamentos de Funcionários: Se o empregador começa a deixar de pagar fornecedores e, pior ainda, deixa de pagar os salários dos funcionários, é um sinal grave de dificuldades financeiras. Isso pode afetar diretamente a continuidade das operações da empresa e a estabilidade dos empregados.

O Que Fazer Diante Dessas Situações?

É crucial que os farmacêuticos estejam preparados para agir caso identifiquem esses sinais. Em muitos casos, é prudente buscar uma saída antes que a situação se agrave. Aqui estão algumas ações que podem ser consideradas:

Preparar-se para um Possível Pedido de Demissão: Mesmo que o empregador indenize o aviso prévio, é importante estar preparado para sair da empresa caso a situação financeira se deteriore. Deixar a situação chegar ao limite pode ser arriscado, pois a empresa pode recorrer à recuperação judicial e suspender todos os pagamentos, incluindo as rescisões trabalhistas.

Consultar um Advogado Trabalhista: Caso se depare com atrasos significativos nos pagamentos ou outros sinais de dificuldades financeiras, é aconselhável procurar um advogado especializado em direito trabalhista. Esse profissional pode orientar sobre os melhores passos a seguir e ajudar a proteger seus direitos.

Manter Documentação em Ordem: É importante manter registros precisos de todas as horas trabalhadas, pagamentos, e eventuais atrasos nos salários ou benefícios. Essa documentação pode ser essencial em casos de litígio.

Em resumo, a atenção aos sinais de dificuldades financeiras por parte do empregador é fundamental para a segurança dos farmacêuticos. Tomar medidas proativas pode ajudar a proteger seus direitos e evitar problemas financeiros no futuro. Ficar bem-informado e buscar apoio legal quando necessário são passos importantes nesse processo.