CCT 2015/2016 do comércio farmacêutico

Na última quarta feira (8), aconteceu a primeira reunião de negociação da convenção coletiva de trabalho 2015/2016, entre o Sindicato dos Farmacêuticos e o sindicato patronal dos proprietários de farmácias e drogarias. A reunião aconteceu na cidade de Gurupi(TO), a 250 km da Capital.

As propostas foram colhidas nas assembleias gerais ocorridas no mês de junho nas cidades de Palmas e Araguaína. Na pauta estavam o reajuste salarial da categoria, além de benefícios sociais como abono de ponto, auxílios e adicionais. O ponto alto da negociação, como sempre, foi o reajuste salarial, que inicialmente foi proposto em 12%, pelos farmacêuticos, e tiveram uma contra-proposta de 3% pelo sindicato patronal.

INPC
No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) liberou o índice acumulado dos últimos 12 meses do INCP (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 9,3140%. O INPC é muito utilizado pelo Governo como parâmetro para o reajuste de salários em negociações trabalhistas. O índice mede a variação dos custos dos gastos conforme acima descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o referido instituto divulga as variações.

Contra proposta
Durantes as negociações, a proposta do Sindifato foi de pelo menos o percentual do INPC, em contra-partida, o sindicato das drogarias proposta um reajuste de 6%. Diante do impasse, a reunião foi suspensa para que a proposta fosse apresentada para os farmacêuticos que laboram no segmento.

A apresentação da proposta já foi enviar para os participantes da assembleia, redes sociais, SMS e no próprio site do sindicato laboral www.sindifato.org.br. Participe e vote.

Da redação