SERVIDORES DO TOCANTINS SEM REAJUSTE SALARIAL DESDE OUTUBRO DE 2019

Servidores públicos do estado do Tocantins estão com salários congelados desde outubro de 2019, data da última reposição inflacionária que foi de apenas 1%, naquele ano.

A reposição inflacionária é um direito dos servidores públicos, previsto na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Tocantins, o que não vem sendo cumprido pelo Governo Estadual.

A reposição inflacionária tem o objetivo de acompanhar as mudanças econômicas ocorridas no país, para minimizar a redução do poder aquisitivo da remuneração.

Durante o período de pandemia, as empresas tiveram de paralisar parte ou toda a produção, e a renda de boa parte da população foi interrompida, porém, o funcionalismo público continuou injetando dinheiro na economia local.

O Congelamento da remuneração dos Servidores não encontra justificativa, já que no ano anterior (2018), houve crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins, no valor de R$ 35,67 bilhões e apresentou crescimento em volume de 2,1%, em relação ao ano de 2017.

Pela divulgação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 13/11/2020, em valores correntes o resultado alcançado em 2018 representou um incremento de R$ 1,56 bilhão à economia tocantinense, em relação a 2017, em que o PIB foi R$ 34,11 bilhões.

O Estado manteve participação de 0,5% no PIB nacional e 24ª posição entre os entes federativos. O PIB per capita de 2018, por sua vez, foi R$ 22.933,07, contra R$ 22.002,49, em 2017.

Conclui-se que não houve motivos para a suspensão de reajustes e progressões dos servidores estaduais, desde 2019, principalmente, aqueles lotados no quadro da saúde, que mantiveram suas atividades durante a pandemia.

Fonte: sindicato dos Farmacêuticos com informações da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento, link: http://www.sefaz.to.gov.br/estatistica/estatistica/produto-interno-bruto-pib-do-tocantins/estadual/

Quer receber nossas notícias primeiro? Entre em nosso canal no Telegram t.me/sindifato