Prefeitura de Gurupi autoriza prescrição de medicamentos por farmacêuticos e enfermeiros no SUS.

A Prefeitura de Gurupi, por meio das Portarias 114 e 115/2023, datadas de 30 de maio de 2023, anunciou a adesão do município aos serviços de prescrição e dispensação de medicamentos por farmacêuticos e enfermeiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa medida segue as diretrizes já preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e amplia as atribuições clínicas desses profissionais, possibilitando o atendimento ao paciente no ambiente da Atenção Básica.

Com essa regulamentação, os farmacêuticos e enfermeiros terão a responsabilidade de prescrever medicamentos, contribuindo para uma maior agilidade e desburocratização no processo de atendimento aos usuários do SUS. Essa iniciativa busca otimizar o fluxo de atendimento, garantir uma maior resolutividade na assistência e facilitar o acesso aos medicamentos necessários.

Apesar dos benefícios que essa medida pode trazer para a população, o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, expressa sua preocupação em relação à absorção de demandas de outros profissionais por parte dos farmacêuticos e enfermeiros, sem qualquer compensação financeira ou pagamento adicional pelos novos serviços a serem realizados.

Além disso, o Presidente do Sindicato ressalta que a prefeitura de Gurupi paga um dos menores salários para os profissionais de saúde em todo o Estado do Tocantins. Essa situação gera apreensão quanto à sobrecarga de trabalho e a falta de reconhecimento financeiro para os profissionais envolvidos.

As Portarias 114 e 115/2023 representam um avanço na descentralização e ampliação das atribuições clínicas de farmacêuticos e enfermeiros, acompanhando as diretrizes do Ministério da Saúde. No entanto, é importante que a prefeitura de Gurupi avalie cuidadosamente as condições de trabalho e remuneração desses profissionais, a fim de garantir uma atuação eficiente e justa para todos.