NOVA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO JÁ ESTÁ EM VIGOR PARA FARMACÊUTICOS NO TOCANTINS

Farmacêuticos, escritórios de contabilidade e empregadores de farmácias, drogarias e distribuidoras no Estado do Tocantins devem estar atentos: a nova convenção coletiva de trabalho (CCT) já entrou em vigor. Desde o dia 1º de agosto de 2023, foram atualizadas não apenas as faixas salariais, mas também diversas outras cláusulas importantes.

Um ponto crucial dessa atualização é a obrigatoriedade do pagamento dos salários de agosto, já com o reajuste, até o quinto dia útil do mês de setembro de 2023. Empregadores que não respeitarem esse prazo estarão sujeitos a uma dupla penalização: multa por atraso no pagamento do salário e multa por descumprimento da convenção coletiva de trabalho.

Além disso, todos os empregadores têm até o final do mês de setembro para efetuar a devida atualização salarial nas carteiras de trabalho dos profissionais farmacêuticos.

O Sindifato, sindicato responsável pela representação da categoria, faz um chamado a todos os membros: é crucial que cada farmacêutico esteja atento e fiscalize o cumprimento dessa CCT em seu local de trabalho. Em situações em que houver descumprimento por parte do empregador, o Sindifato orienta que denúncias sejam enviadas para o email: contato@sindifato.org.br. Essas medidas visam garantir os direitos de todos os profissionais da área e o cumprimento das novas diretrizes estabelecidas.

É fundamental que todas as partes envolvidas estejam cientes e atualizadas acerca das novas determinações. A Convenção Coletiva de Trabalho é um instrumento de garantia de direitos e deveres, tanto para os empregadores quanto para os empregados, promovendo assim uma relação de trabalho mais justa e equilibrada.