Farmacêuticos solicitam inclusão de vagas em concurso da Prefeitura de Itapiratins/TO

ITAPIRATINS – A categoria dos farmacêuticos reivindica seu espaço no mais recente concurso público anunciado pela Prefeitura Municipal de Itapiratins/TO. O edital n. 001/2023, que regula o processo, apresenta uma lacuna: a ausência de vagas destinadas a Farmacêuticos e Farmacêuticos Bioquímicos.

O edital, no entanto, contempla uma vaga específica para o cargo de Biomédico. O que chama a atenção da categoria é que, de acordo com as atribuições profissionais definidas para tal cargo, essas funções também podem ser desempenhadas por profissionais Farmacêuticos e Farmacêuticos Bioquímicos.

Esses profissionais, com ampla formação acadêmica, não apenas se enquadram nas atividades descritas, mas também estão habilitados para funções essenciais como atuação em farmácias das unidades de saúde, centros de distribuição, atendimento direto ao público, além da habilidade em elaborar relações de medicamentos considerando os aspectos epidemiológicos da região.

Além da reivindicação pela inclusão de vagas, a remuneração também é um ponto de destaque. A categoria sugere que o salário seja compatível com o piso salarial atual no Estado do Tocantins, que é de R$ 5.271,00 para uma carga horária de 40 horas semanais.

Em defesa da revisão do edital, a classe anexou uma recomendação do Conselho Federal de Farmácia, que traz diretrizes sobre a elaboração de concursos públicos, ao ofício encaminhado à administração municipal.

Agora, a Prefeitura de Itapiratins/TO tem nas mãos o desafio de avaliar as reivindicações e decidir se haverá alterações no edital. Os próximos passos desse processo são aguardados com expectativa tanto pela categoria dos farmacêuticos quanto por todos os que acompanham o cenário de concursos públicos no estado.