JORNADA DE 40 HORAS É UMA CONQUISTA PARA OS FARMACÊUTICOS

A jornada de trabalho no Brasil é de 44 horas semanais, por força da legislação trabalhista. No Tocantins, os Farmacêuticos que trabalham em farmácias, drogarias e distribuidoras realizam uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 8 horas por dia de segunda à sexta, por força de norma coletiva de trabalho.

Farmacêuticos que trabalham no mesmo segmento (farmácias e drogarias) em outros Estados não conseguiram esse benefício e por isso trabalham em jornada de 8 horas diárias de segunda à sexta feira, mais 4 horas aos sábados. Outros, trabalham 08h48min de segunda à sexta feira para compensar o sábado. De qualquer forma, o trabalho aos finais de semana inviabiliza uma segunda atividade remunerada, o que é a realidade de boa parte da categoria de trabalhadores em saúde, inclusive, os farmacêuticos.

De qualquer maneira, a redução da jornada de trabalho proporciona a realização de outras atividades remuneradas. Os profissionais de saúde, geralmente têm dois ou mais vínculos de trabalho, porque precisam manter uma renda suficiente para manter suas despesas e o sustento de suas famílias.

PLANTONISTAS

No Tocantins, desde que a Lei passou a exigir a presença de farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos, foi criada a função do plantonista. Trata-se de um segundo vínculo de trabalho com todos os direitos previstos em lei, como férias, 13º salário, terço de férias, FGTS, INSS, licenças, além daqueles previstos em norma coletiva.

A criação do Farmacêutico plantonista proporcionou a criação de diversos postos de trabalho. Muitos profissionais têm a faculdade de ter um segundo vínculo como plantonista. Trabalham de segunda à sexta feira em uma empresa, e aos finais de semanas e feriados, em outro estabelecimento.

Com a redução da jornada de trabalho e a criação do plantonista, proporcionou aos farmacêuticos um aumento nos ganhos mensais. Muitos profissionais conseguiriam estabilizar suas contas ou adquirir novas responsabilidades por causa dessas conquistas. Por isso, a jornada de trabalho deve ser mantida, pois trata-se de um direito conquistado em negociação coletiva e que gera benefícios para a categoria farmacêutica.

Da redação