FARMACÊUTICOS PROTOCOLAM TERMO ADITIVO DA CCT 2018/2020

Na tarde desta quarta-feira (2), Sindicato dos Farmacêuticos enviou pauta de Termo Aditivo, com o reajuste de 4,61%, para Convenção Coletiva do Comércio Varejista de medicamentos, referente a data base 2019. O valor corresponde ao índice do IPCA acumulado até julho 2019.

A norma coletiva da categoria, que tem vigência de 2 anos, prevê um reajuste anual das cláusulas financeiras. As cláusulas sociais continuam vigentes. Não há necessidade de aguardar a data base para ocorrer em outras negociações.

Esse reajuste irá beneficiar quase 1.000 farmacêuticos, que trabalham em farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos no Tocantins. Esse percentual visa garantir o poder de compra do salário dos FARMACÊUTICOS, pois se refere apenas a reposição da inflação e não é considerado aumento salarial.

Segundo o Presidente do sindicato profissional, FARMACÊUTICO Renato Soares Pires Melo, “As negociações com a Fecomércio são as mais complicadas, pois existe uma lamentação muito grande por parte do sindicato patronal, que insistem em tentar repassar o ônus da atividade empresária para os EMPREGADOS, prática esta, é vedada por lei”.

O prazo para manifestação do sindicato patronal é de 30 dias, após essa data, será protocolado o pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho, para ajudar nas negociações. E se não resolver, o próximo passo será a justiça trabalhista.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins.