FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL TÉCNICO VS. FARMACÊUTICO GERENTE: ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

No universo farmacêutico, duas funções desempenham papéis distintos e essenciais para o bom funcionamento de uma farmácia: o Farmacêutico Responsável Técnico e o Farmacêutico Gerente. Ambos desempenham funções cruciais, mas suas áreas de atuação e responsabilidades variam significativamente.

O Farmacêutico Responsável Técnico é o profissional encarregado das atividades técnicas e científicas relacionadas ao uso de medicamentos e à assistência aos pacientes ou clientes que buscam produtos farmacêuticos. Ele atua como o ponto focal em estabelecimentos farmacêuticos, garantindo que todas as operações estejam em conformidade com as regulamentações e normas vigentes.

Entre suas atribuições, destacam-se:

1. Assegurar o correto armazenamento e dispensação de medicamentos.
  2. Supervisionar a qualidade dos produtos comercializados.
  3. Manter o estabelecimento em conformidade com órgãos regulatórios como o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária.
  4. Representar a farmácia em programas governamentais, como o Farmácia Popular.
  5. Prestar assistência farmacêutica aos pacientes, esclarecendo dúvidas sobre medicamentos.

O Farmacêutico Gerente, por sua vez, desempenha um papel predominantemente administrativo dentro da farmácia. Sua responsabilidade principal é a gestão das operações diárias do estabelecimento, incluindo aspectos como pessoal, organização de escalas de trabalho, fluxo de atendimento, controle de ocorrências e registro de ponto dos funcionários.

Principais responsabilidades do Farmacêutico Gerente:

1. Gerenciar a equipe de funcionários da farmácia.
  2. Organizar escalas de trabalho e fluxos de atendimento.
  3. Controlar o estoque de produtos farmacêuticos.
  4. Supervisionar a parte financeira, incluindo o fechamento de caixa.
  5. Manter contato com a matriz ou responsáveis pela rede de farmácias.
  6. Cumprir metas de vendas e desempenho estabelecidas pela empresa.
  7. Elaborar relatórios gerenciais e administrativos.

É importante observar que os Farmacêuticos Gerentes têm poder de mando e, por lei, devem receber um acréscimo de pelo menos quarenta por cento em seu salário base devido à responsabilidade adicional que assumem na gestão do estabelecimento.

Ambos os profissionais desempenham papéis cruciais no funcionamento eficiente e seguro de uma farmácia, complementando-se para garantir o melhor atendimento aos pacientes e o cumprimento das regulamentações farmacêuticas.