Sindicato dos Farmacêuticos solicita mediação coletiva para resolver impasse salarial

Na tarde desta segunda-feira, 19, o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins protocolou um pedido de mediação coletiva no Ministério do Trabalho e Previdência. A medida foi tomada após a falta de manifestação da representação patronal das farmácias, drogarias e distribuidoras em relação às reivindicações dos profissionais, protocoladas no início de maio de 2023.

O pedido de mediação coletiva é considerado uma etapa prévia ao dissídio coletivo, buscando uma solução administrativa para as questões trabalhistas. O Sindicato dos Farmacêuticos espera que a mediação ajude a resolver o impasse salarial e demais demandas apresentadas em nome da categoria.

O requerimento foi devidamente protocolado no Ministério do Trabalho e Previdência, recebendo o número de identificação SM003125/2023. Agora, resta aguardar a confirmação da primeira reunião, que será agendada pela instituição governamental.

Renato Soares Pires Melo, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, expressou otimismo em relação ao processo de mediação. “Vamos aguardar a confirmação da primeira reunião, que será agendada pelo Ministério do Trabalho. Esperamos que esse processo seja uma oportunidade para alcançarmos uma solução justa e satisfatória para os farmacêuticos do Tocantins”, afirmou.

A categoria dos farmacêuticos vem buscando melhorias em suas condições de trabalho e remuneração, considerando a importância desses profissionais para a saúde e bem-estar da população. O Sindicato dos Farmacêuticos espera que a mediação coletiva proporcione um diálogo construtivo entre as partes envolvidas, visando a valorização dos profissionais e o atendimento adequado aos direitos trabalhistas.

A mediação coletiva surge como uma alternativa para solucionar conflitos trabalhistas de forma menos conflituosa, oferecendo espaço para o diálogo e a negociação entre as partes. O Ministério do Trabalho e Previdência tem a função de conduzir o processo de mediação, auxiliando na busca por um acordo justo e equilibrado.

A expectativa agora está voltada para o agendamento da primeira reunião de mediação, na qual serão apresentadas as reivindicações dos farmacêuticos e discutidas possíveis soluções.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos.