Sindicato dos Farmacêuticos solicita reativação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS.

Palmas/TO, 26/06/2023 – O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins – SINDIFATO, enviou um ofício ao Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, solicitando a reativação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MENP-SUS). O fórum, que é paritário e reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS, encontra-se desativado desde o ano de 2019, mesmo após uma solicitação presencial na pasta.

A MENP-SUS desempenha um papel fundamental na articulação e no diálogo entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde, possibilitando a discussão de questões relevantes e a construção de acordos que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Entre os participantes estão representantes dos gestores estaduais e municipais de saúde, entidades de classe, sindicatos e demais profissionais da área.

No encontro ocorrido no ano passado, representantes do Sindicato dos Farmacêuticos apresentaram ao Secretário de Estado da Saúde as principais demandas e desafios enfrentados pela categoria, buscando o apoio e a interlocução do órgão na busca de soluções. Na ocasião, a reativação da MENP-SUS foi solicitada como um espaço propício para a discussão dessas questões e para a negociação de melhorias nas condições de trabalho dos farmacêuticos e no atendimento prestado à população.

No entanto, até o momento, o fórum não foi reativado, o que tem preocupado o Sindicato dos Farmacêuticos. A ausência desse espaço de diálogo prejudica a possibilidade de avanços nas negociações e na resolução de problemas enfrentados pelos profissionais e pelos serviços de saúde em geral. A atuação conjunta de gestores, prestadores de serviços e trabalhadores é essencial para promover melhorias e garantir a eficiência do Sistema Único de Saúde.

Diante dessa situação, o Sindicato dos Farmacêuticos reforçou, por meio do ofício enviado ao Secretário de Estado da Saúde, a importância da reativação da MENP-SUS. O sindicato ressalta que esse fórum é um instrumento legítimo de negociação e diálogo, capaz de promover avanços significativos no setor da saúde e de proporcionar melhorias para os farmacêuticos e para toda a população usuária do SUS.

A expectativa do Sindicato dos Farmacêuticos é que o Secretário de Estado da Saúde atenda à solicitação e promova a reativação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS o mais breve possível. Dessa forma, será possível retomar as discussões e negociações em busca de soluções para os desafios enfrentados pelo setor e para o aprimoramento contínuo do sistema de saúde, visando sempre o bem-estar da população.

O Sindicato dos Farmacêuticos permanecerá atento aos desdobramentos dessa solicitação e seguirá buscando formas de dialogar com as autoridades competentes para garantir a reativação da MENP-SUS. A entidade sindical reafirma seu compromisso em defender os interesses dos farmacêuticos e contribuir para a melhoria do sistema de saúde como um todo.

Enquanto aguardam a resposta do Secretário de Estado da Saúde, os representantes do Sindicato dos Farmacêuticos estão mobilizando a categoria e estabelecendo parcerias com outras entidades sindicais e associações profissionais para fortalecer sua atuação. A união e a colaboração entre os diversos setores envolvidos são fundamentais para pressionar pela reativação da MENP-SUS e garantir que as demandas dos farmacêuticos sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas de saúde.

A reativação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS é essencial para promover um ambiente propício ao diálogo e à construção de soluções conjuntas. O fórum possibilita a discussão de questões como condições de trabalho, remuneração, valorização profissional, acesso a medicamentos, entre outros temas que impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

É importante ressaltar que os farmacêuticos desempenham um papel crucial no sistema de saúde, atuando em diversos setores, como hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios e farmácias, contribuindo para a promoção da saúde, o uso adequado de medicamentos e a segurança dos pacientes. Portanto, garantir condições de trabalho adequadas e valorizar esses profissionais é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde como um todo.

O Sindicato dos Farmacêuticos espera que o Secretário de Estado da Saúde reconheça a importância da reativação da MENP-SUS e se engaje na busca por soluções que beneficiem os profissionais da área e a população. A entidade está confiante de que o diálogo e a negociação são caminhos essenciais para construir um sistema de saúde mais eficiente, equitativo e inclusivo.

A sociedade como um todo também deve se envolver nesse processo, compreendendo a relevância da participação dos trabalhadores da saúde nas discussões e na definição das políticas públicas. A luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde é uma responsabilidade coletiva, e a reativação da MENP-SUS representa um passo importante nesse sentido.

O Sindicato dos Farmacêuticos permanecerá acompanhando de perto os desdobramentos dessa solicitação, mantendo-se ativo na defesa dos interesses da categoria e na busca por melhorias para o sistema de saúde como um todo. A reativação da MENP-SUS é uma demanda legítima e urgente, que precisa ser atendida para garantir um futuro mais promissor para os farmacêuticos e para a saúde pública.