SINDICATOS RETOMAM CAMPANHA “EQUIPARAÇÃO JÁ”

Na tarde desta quinta-feira (31), os sindicatos representantes das categorias da Saúde, no município de Palmas, retomaram a campanha pela equiparação salarial das categorias.

Atualmente, os servidores que ocupam os cargos de analistas em Saúde, recebem 37% a menos que os servidores, com o mesmo nível de escolaridade do Quadro Geral.

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral, e que não existia no Quadro de Analistas em Saúde.

Os servidores da saúde buscam a correção desta disparidade há anos, com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal.

Contudo, em decorrência da pandemia de Covid 19, as negociações foram suspensas, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período.

Com a retomada à normalidade, os servidores impactados buscam a correção do que consideram uma injustiça.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “a pandemia evidenciou a importância dos Profissionais da Saúde e a dedicação destes para a sociedade. Sendo injusto que essas categorias sejam preteridas aos demais quadros de servidores da Prefeitura de Palmas“.

CATEGORIAS INJUSTIÇADAS

Assistente Social; Biólogo; Biomédico; Educador Físico; Enfermeiro; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Inspetor Sanitário; Médico Veterinário; Médico; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo; Químico; Sanitarista; e Terapeuta Ocupacional.

SINDICATOS PARTICIPANTES

Em ordem alfabética: Sindicato dos Cirurgiões Dentistas, Sindicato dos Enfermeiros; Sindicato dos Farmacêuticos; Sindicato dos Fisioterapeutas; Sindicato dos Médicos; e Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Palmas.