SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO TOCANTINS APURA DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES TRABALHISTAS

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (SINDIFATO) recebeu uma denúncia de graves irregularidades trabalhistas em uma empresa de comércio varejista de medicamentos localizada em Palmas. Segundo o relato, a empresa tem praticado diversos abusos contra seus funcionários, incluindo atrasos salariais superiores a três meses, não pagamento do décimo terceiro salário, e acúmulo de funções sem a devida remuneração.

Além disso, foram denunciados o não pagamento do auxílio alimentação, a dificuldade ou não fornecimento de contracheques, e a solicitação de jornadas de trabalho que ultrapassam as 12 horas diárias. A denúncia também menciona a suspensão sem comunicação prévia das comissões dos funcionários e atrasos no pagamento de impostos como FGTS, INSS e Imposto de Renda, mesmo com os valores sendo descontados dos salários dos funcionários.

Uma das mais graves acusações refere-se à falta de pagamento das rescisões contratuais, tanto para funcionários demitidos quanto para aqueles que solicitaram demissão, incluindo os valores rescisórios, juros e multas por atraso.

Diante dessa situação, o SINDIFATO informa que irá apurar rigorosamente a denúncia e comunicará o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária para que sejam tomadas as medidas cabíveis. A intenção é que o certificado de regularidade e o alvará de funcionamento da empresa denunciada sejam suspensos até que todas as irregularidades sejam sanadas.

O presidente do SINDIFATO, Renato Soares Pires Melo, destacou a importância de garantir condições de trabalho justas e respeitosas para todos os farmacêuticos do estado. “Não podemos tolerar práticas abusivas que colocam em risco a dignidade e os direitos dos nossos profissionais. Estamos comprometidos em agir de maneira firme e rápida para resolver essas questões.”

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem entrar em contato com o SINDIFATO pelo e-mail contato@sindifato.org.br.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins.