Senadora denuncia ‘caos absoluto’ na saúde no estado do Tocantins

Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) denunciou o “caos absoluto” na área da saúde no estado do Tocantins, e disse que o estado é vitima de desmandos das autoridades locais. Nesta sexta (30), a senadora acompanhará representantes do Ministério da Saúde que irão ao estado realizar inspeção em hospitais da rede pública.

Kátia Abreu apontou a ocorrência de “furtos, roubalheira, corrupção, compra de votos e falta de competência na gestão da saúde pública” no Tocantins, citando o caso de uma criança de menos dois anos de idade que faleceu na noite de quarta (28), após espera de sete horas para internação em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na cidade de Colinas.

Kátia Abreu disse que o estado do Tocantins não vem pagando a UTI no Ar, empresa privada encarregada de transportar doentes mais necessitados. Ela contou que a dívida chega a mais de R$ 5 milhões, mas que os recursos são repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

– A UTI no Ar está quebrando, e não vai mais buscar doentes porque não consegue mais trabalhar e receber. O governo demitiu 2.700 pessoas e não dá conta de pagar pelo menos metade da UTI no Ar. Quem está no poder e não consegue sequer manter hospitais e pessoas com vida digna, não tem condições de governar um estado em nenhum lugar do Brasil – afirmou.

Kátia Abreu contou que “o governador anterior renunciou, fez o vice renunciar, manipulou, aplicou golpe e fez esse rapaz [o atual governador] ser eleito” pela Assembléia Legislativa. A senadora disse que as denúncias envolvem o mesmo grupo que vem administrando o estado há três anos e meio. Ela acrescentou ainda que mais de cinco secretários já passaram pela Secretaria de Saúde do Tocantins.

Em 2013, disse Kátia Abreu, o governo federal encaminhou recurso extra de mais de R$ 80 milhões ao Tocantins, “fora o que é feito no dia a dia para acudir a precisão”.

– Virou um saco sem fundo,. Não dá para ficar jogando dinheiro no ralo. Onde não tem gestão e tem muita corrupção, não há dinheiro que chegue – afirmou.

Kátia Abreu informou ainda que cinco dos 11 desembargadores foram depostos do Tribunal de Tocantins por venda de sentença . A senadora disse ainda que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) “está comprometido”, e que o Tribunal de Contas do Tocantins “não ergue uma palha, não abre uma boca para falar da saúde do estado e do mau uso dos recursos públicos, não abre um processo, mesmo recebendo todas as denúncias do Ministério da Previdência do roubo e da aposentadoria dos servidores”.

– É um silêncio total e absoluto, e o governo usa essas instituições para ameaçar prefeitos, para ameaçar líderes e juízes e desembargadores que são honestos. São esses desmandos e essa falta de democracia que estão levando à saúde do Tocantins um caos total e absoluto – concluiu.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)