FARMACÊUTICOS PRESSIONADOS A CUMPRIR METAS DE VENDAS EM GRANDES REDES DE DROGARIAS

Sindicato dos Farmacêuticos Denuncia Práticas Comerciais que comprometem o Papel Clínico da Profissão

Uma prática preocupante vem ganhando destaque no setor de varejo farmacêutico, especialmente nas grandes redes de drogarias. Farmacêuticos estão sendo pressionados a atingir metas de vendas de medicamentos, uma exigência que vai além das suas responsabilidades profissionais e éticas. Essa cobrança contraria a principal função do farmacêutico em drogarias, que é fornecer orientação e assistência aos consumidores, garantindo a utilização segura e eficaz de medicamentos.

Relatos apontam que essas empresas estipulam metas de vendas para medicamentos genéricos, de referência e produtos de laboratórios específicos, atribuindo aos farmacêuticos a responsabilidade pelo alcance desses objetivos comerciais. Tal prática, além de desvirtuar o papel clínico do farmacêutico, pode levar a sociedade a adquirir medicamentos e insumos desnecessariamente, apenas para que os estabelecimentos cumpram suas metas.

As funções dos farmacêuticos, claramente delineadas em resoluções do Conselho Federal de Farmácia – como a Resolução CFF nº 577/2013, que trata das atribuições do farmacêutico em farmácias e drogarias em todo o país, enfatizam a importância da orientação e do cuidado com a saúde, em detrimento de atividades puramente comerciais.

Diante dessa situação alarmante, o Sindicato dos Farmacêuticos, após receber denúncias de profissionais da área, está tomando medidas enérgicas. Um dossiê será encaminhado ao Ministério Público Estadual, contendo informações detalhadas sobre estas práticas ilegais por parte de alguns estabelecimentos.

Os farmacêuticos que desejarem contribuir com esta causa podem enviar suas denúncias para o e-mail contato@sindifato.org.br. O Sindicato garante o sigilo absoluto das informações dos denunciantes, assegurando que sua identidade seja protegida.

Esta iniciativa do Sindicato dos Farmacêuticos representa um passo significativo na luta contra práticas que comprometem a integridade e a essência do trabalho farmacêutico, buscando proteger tanto os profissionais quanto os consumidores de abusos comerciais no setor farmacêutico.