FARMACÊUTICOS DEVEM FICAR ATENTOS AOS VALORES DE RESCISÃO CONTRATUAL

Farmacêuticos do Tocantins estão sendo alertados para ficarem atentos aos valores das rescisões de seus contratos de trabalho. Recentemente, casos de empresas que apresentam cálculos incorretos têm chamado a atenção da classe. O problema muitas vezes está relacionado a equívocos nos cálculos dos valores devidos aos profissionais farmacêuticos.

Uma das questões mais frequentes diz respeito ao valor da última remuneração do mês anterior à rescisão. De acordo com as leis trabalhistas, esse valor deve ser usado como base de cálculo para diversos outros valores que compõem a rescisão. No entanto, algumas empresas estão utilizando números incorretos, resultando em pagamentos abaixo do que é devido aos profissionais.

Outro ponto de atenção é o aviso prévio indenizado. Muitos farmacêuticos não estão cientes de que, nos casos em que o aviso prévio indenizado é devido, devem ser acrescidos 3 dias para cada ano completo de vigência do contrato de trabalho. Isso pode afetar não apenas o cálculo do aviso prévio, mas também de outros direitos, como férias, 13° salário, saldo de salário e outros.

Diante desse cenário, os farmacêuticos são aconselhados a procurar o Sindicato profissional para obter esclarecimentos e orientações sobre como proceder em caso de cálculos incorretos em suas rescisões contratuais. É fundamental que os profissionais estejam cientes de seus direitos e saibam como verificar se estão recebendo o valor correto ao encerrar um contrato de trabalho.

Ficar atento aos detalhes é essencial para garantir que os direitos dos farmacêuticos sejam preservados em situações de rescisão contratual, e a busca por orientação junto ao sindicato pode ser a chave para evitar prejuízos financeiros.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos.