FARMACÊUTICOS DEBATEM SEGURANÇA DO PACIENTE

Aconteceu neste final de semana, o Curso de Capacitação em Farmacovigilância, em Palmas/TO, na sede da UNOPA 201 Sul, com a participação de 38 farmacêuticos.

Durante o curso, os participantes realizaram o cadastro como notificadores junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e poderão, a partir desta data, relatar informações sobre os efeitos indesejados dos medicamentos e correlatos, assim, como o desvio de qualidade dos produtos, utilizados em saúde, em suas localidades.

A principal ferramenta da farmacovigilância é a notificação espontânea por parte dos profissionais de saúde, de toda SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA CAUSADA POR MEDICAMENTO ou mesmo de outros problemas relacionados a medicamentos como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de administração.

O conjunto de notificações recebidas vai permitir a:

a) a identificação precoce de reações adversas desconhecidas até o momento;

b) a identificação do aumento de frequência das reações adversas conhecidas;

c) a identificação de fatores de risco e possíveis mecanismos subjacentes às reações adversas;

d) a avaliação e comunicação dos riscos e benefícios dos medicamentos no mercado, e

e) a disseminação de informações necessárias ao aprimoramento da prescrição e regulação dos medicamentos, promovendo o uso racional e seguro destes produtos.

Assim, as notificações voluntárias de tais eventos por parte dos profissionais de saúde, contribuem para a avaliação permanente da relação benefício/risco, para a melhoria da prática terapêutica racional e principalmente instruem alterações futuras necessárias no produto, ou até mesmo a sua retirada do mercado antes mesmos da renovação de seu registro.

Quer receber nossas notícias primeiro? Participe do nosso canal no Telegram