FARMACÊUTICOS ALERTAM SOBRE IRREGULARIDADES NA REALIZAÇÃO DE TESTES DE COVID-19

O Sindicato dos Farmacêuticos notificou a Secretaria Municipal de Saúde e a Federação do Comércio do Tocantins para que fiscalizem as irregularidades na realização dos testes de COVID-19, realizados em Farmácias e Drogarias da Capital do Estado.

Diversas denúncias foram enviadas ao sindicato profissional, relatando que farmácias e drogarias, da Capital, estariam realizando testes de COVID-19, sem autorização da vigilância sanitária, e por profissionais não habilitados para o procedimento.

Um profissional, que não quis se identificar, informou que os testes de COVID-19 vêm acontecendo no período noturno, depois do expediente de trabalho e no horário do almoço. O Farmacêutico alertou ao empregador, porém recebeu a resposta de que os testes não estavam sendo realizados no estabelecimento.

Ele foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, relatando os fatos, para que não fosse implicado, caso venha ocorrer algum problema com a fiscalização.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O ofício direcionado ao Secretário Municipal de Saúde solicita que a vigilância sanitária municipal fiscalize os estabelecimentos, em caso de comprovação, adote as medidas necessárias a fim de cessarem a prática irregular.

FECOMERCIO TO

O ofício direcionado a Fecomércio solicita que a entidade, representante do segmento econômico das Farmácias e Drogarias, envie um comunicado para todos os estabelecimentos representados, para que se abstenham de tal prática.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo: “-estes estabelecimentos são um risco para a saúde pública, estão visando somente, os lucros causados pela pandemia e suas consequências”.

Os Farmacêuticos que estiverem presenciando a realização de testes de COVID-19 e demais serviços sem as devidas condições sanitárias e sem licença para a realização dos procedimentos, poderão registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, e comunicar ao sindicato dos Farmacêuticos para que sejam adotadas as providências necessárias.