CFF entrega Comenda do Mérito Farmacêutico no dia 19 de março

Representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o País, expoentes da Farmácia de cada estado e autoridades se reunirão no dia 19 de março, em Brasília, para a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico e entrega do prêmio Jayme Torres, que, este ano, teve como tema: “A farmácia como unidade de prestação de assistência farmacêutica e à saúde” (veja, abaixo, lista de agraciados e de premiados). A solenidade é promovida anualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em cumprimento à Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988, que instituiu a homenagem.

A Comenda do Mérito Farmacêutico é entregue aos profissionais com notáveis serviços prestados ao País, no exercício da profissão; e às autoridades, cidadãos e instituições merecedoras da homenagem, não importando se essas instituições, cidadãos e autoridades são brasileiros ou estrangeiros. A indicação é de um homenageado por estado e cabe a cada conselheiro federal, necessitando ser referendada por maioria absoluta do plenário, sempre em novembro.

A insígnia da Comenda é constituída de uma medalha com emblema do CFF e as inscrições: “Mérito Farmacêutico” e “República Federativa do Brasil”, no verso, vazado no mapa do Brasil está o Gral e o Pistilo, com a inscrição Conselho Federal de Farmácia. A medalha é confeccionada com base em latão, banhada nas inscrições e emblemas com ouro 24 quilates. Na condecoração é expedido o “Diploma do Mérito Farmacêutico”, confeccionado em papel pergaminho.

“A homenagem é uma forma de o Conselho Federal de Farmácia expressar seu agradecimento a todos farmacêuticos, autoridades, cidadãos e instituições – que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento da profissão”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Comenda do Mérito Farmacêutico/2015

• Dr. Alexandre Passos da Silva (AC)
  • Dra. Marluce dos Santos Guimarães (AL)
  • Dra. Karla Regina Lopes Elias (AM)