CCT 2016/2017: Primeira reunião de negociação termina sem acordo

Não houve acordo na primeira reunião de negociação coletiva entre o sindicato dos farmacêuticos e o sindicato patronal que representa as farmácias e drogaria privadas do estado do Tocantins. A reunião acontece na tarde desta quinta-feira (28), na sede do Sesc/Senac na cidade de Gurupi/TO.

Apenas a proposta de aumento da jornada de trabalho para os farmacêuticos foi discutida nesta primeira reunião. O sindicato patronal sinalizou o aumento da jornada de trabalho para 44 horas semanais, com reposição de 7,74% (INCP/JUN 2016). A outra proposta foi de manter a jornada de 40 horas semanais com reposição de 5%. As duas propostas serão levadas para deliberação da Assembleia Geral da categoria, que acontecerá no dia 02/08/2016.

Na opinião dos diretores do Sindifato, “As duas propostas estão muito aquém das nossas necessidades”, afirma Renato Soares Pires Melo, diretor do Sindifato. No mesmo sentido, o Presidente, Pedro Henrique Goulart Machado, afirma que “o aumento da jornada de trabalho inviabilizará um segundo vinculo de trabalho, além de trazer prejuízo aos farmacêuticos plantonistas, pois a afirmação, feitas pelos patrões, de que as farmácias e drogarias funcionarão apenas 4 horas aos sábados não correspondem à realidade deste segmento”.

Outras propostas
A outras propostas feitas pelo sindicato dos Farmacêuticos, serão alvo de novas reuniões. Ainda falta discutir as seguintes proposta:

• Adicional de Responsabilidade Técnica
  • Adicional de Gestão pela Programa Farmácia Popular
  • Adicional de Gestão pela Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos controlados
  • Aumento do valor do auxílio alimentação
  • Definição de um calendário de feriados.

A próxima reunião de negociação está pré-agendada para o dia 04 de agosto deste ano, na sede da Fecomércio em Palmas, mas irá depender do resultado da AGE do dia 2 de agosto.

Da redação