SINDIFATO SOLICITA CONTRATAÇÃO URGENTE DE ASSISTENTES DE FARMÁCIA AO GOVERNO DO TOCANTINS

Na última sexta-feira (25), em um ofício enviado, à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato) levantou sérias preocupações sobre a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos farmacêuticos no Hospital de Pequeno Porte de Alvorada. O documento enfatiza a “necessidade urgente” de contratar assistentes de farmácia para aliviar o peso das responsabilidades sobre esses profissionais.
Uma Década de Desafios

O último concurso público para a área de saúde no estado foi realizado em 2008. Segundo o Sindifato, essa seleção já não atende às necessidades atuais das unidades de saúde, principalmente do Hospital de Pequeno Porte de Alvorada. A falta de recursos humanos qualificados prejudica diretamente a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

Os farmacêuticos estão desempenhando múltiplas funções que vão além da farmácia, como assistência em centros cirúrgicos, clínicas médicas e cirúrgicas, pré-parto, maternidade e pediatria. O cenário tem levado a uma sobrecarga de tarefas e exaustão visível entre os profissionais, colocando em risco tanto a qualidade do atendimento ao paciente quanto o bem-estar dos farmacêuticos.

Diante desta realidade preocupante, o Sindifato está requisitando a contratação emergencial de assistentes de farmácia. Segundo o sindicato, a presença desses assistentes “reduziria significativamente a sobrecarga de trabalho e melhoraria a qualidade dos serviços prestados”. O apelo também evidencia que é “humanamente penoso e impraticável” para um único farmacêutico manter um padrão adequado de atendimento sem o suporte de assistentes ou auxiliares.

O documento enviados pela Sindifato serve como um apelo não apenas para os órgãos governamentais, mas também para a sociedade tocantinense. A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e neste contexto, garantir que os profissionais de saúde possam trabalhar em condições adequadas é fundamental para a garantia desse direito.

O Sindifato permanece à disposição da Secretaria de Saúde para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais e colaborar em medidas que possam resolver esta situação crítica.

Confira a integra do ofício protocolado na última sexta-feira (25).

Para mais informações, fale conosco pelo e-mail contato@sindifato.org.br

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins.