SINDIFATO SOLICITA A VACINAÇÃO DOS FARMACÊUTICOS DE DROGARIAS

Na manhã desta segunda-feira (5), o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins, Sindifato, enviou um ofício ao Secretario interino da saúde, solicitando a disponibilização de vacinas para os Farmacêuticos que trabalham em farmácias de manipulação e drogarias.

Também foi enviado um ofício para o Presidente do COSEMS/TO, o senhor Rondinelly da Silva e Souza, solicitando que estas orientações fossem encaminhadas para todas as secretarias municipais de saúde do Estado do Tocantins.

O requerimento tem como base, a atividade laborativa dos farmacêuticos, principalmente nas drogarias, que são a primeira opção em caso de surgimento de sinais e sintomas, além de serem os profissionais que recebem a prescrição médica após o diagnóstico de COVID-19.

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que trata das Orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário Trabalhadores da Saúde da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, incluiu os Farmacêuticos que trabalham em Farmácias e Drogarias como grupo prioritário. E enviou orientações para as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo Brasil.

Para o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “As farmácias e drogarias são os estabelecimentos de saúde mais acessíveis que existem, basta percorrer as ruas das cidades e perceber o número de estabelecimentos disponíveis. E dentro deles sempre tem, pelo menos, um Farmacêuticos a disposição da população”.

O Sindifato aguardará a manifestação da Secretaria de Saúde para saber quais as próximas atitudes a serem adotadas.

Da redação.