SINDIFATO REALIZA RODA DE CONVERSA E DISCUTE PAPEL DO FARMACÊUTICO E A RELAÇÃO DE TRABALHO

Os estudantes do Curso de Farmácia do Centro Universitário (Unitpac) nesta terça-feira, 12, lotaram o auditório da instituição e participaram da Roda de Conversa realizada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato), o evento faz parte da programação do I Simpósio de Farmácia realizado pelo Unitpac em Araguaína, região norte do estado.

O presidente do Sindifato, Renato Melo e o diretor tesoureiro, Pedro Henrique Machado levaram informações sobre o papel do farmacêutico como profissional da saúde e avaliaram suas implicações na atual relação de trabalho.

Renato Melo, explicou aos futuros profissionais as funções do Sindicato, mercado de trabalho, direitos e deveres do farmacêutico e proprietário e convenção farmacêutica. O estudante do 5º período do curso de farmácia, Carlos Feitosa acompanhou atentamente a palestra.  ” O mercado de trabalho é bastante concorrido e essa situação nos deixa um pouco preocupado quanto ao futuro da profissão. Hoje entendi que o bom profissional terá sempre o seu espaço, agora é seguir focado em busca de novos conhecimentos”, declarou.

Atualmente, no mundo inteiro, há um movimento em sentido contrário, de resgate do papel do farmacêutico como profissional da saúde atuando em diversas áreas que vão desde a prática clínica até a estética.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, Lânea Kalliny Alves, o I Simpósio que teve início nesta segunda-feira, 11, tem a finalidade de abrir as possibilidades aos acadêmicos e colocá-los em contato com as mais diversas possibilidades de sua profissão. ” Ao longo do curso percebemos que muitos alunos estavam alheios sobre os deveres e direitos do farmacêutico, principalmente quando se formam. Por isso, convidamos o Sindifato para esclarecer o verdadeiro papel do farmacêutico e informá-lo da realidade do mercado de trabalho além de aproximar os futuros profissionais com a entidade que representa a nossa categoria”, reforçou a coordenadora.

Farmacêutico
O Farmacêutico tem ocupado áreas estratégicas tanto no privado quanto no setor público. Faz parte da equipe de saúde e pode atuar também oferecendo os serviços nas práticas integrativas e complementares no SUS. Participa de todas as etapas da manipulação do medicamento e do controle de qualidade. Está inserido em mais de 150 distintas áreas e em função do mercado aberto para este profissional.

12.NOV
PROGRAMAÇÃO
• 8h – SINDIFATO: Funções do sindicato, direitos e deveres do farmacêutico e proprietário, convenção farmacêutica | Farmacêutico – Dr. Renato Melo
• 9h e 30min – Mesa redonda | Farmacêuticos -Renato Melo e Pedro Henrique