SINDICATOS UNIFICAM PAUTA SALARIAL E PROTOCOLAM PEDIDO DE REAJUSTE AO GOVERNADOR DO TOCANTINS

Na manhã desta quinta-feira, 04 de abril de 2024, representantes dos sindicatos dos servidores públicos do Tocantins, incluindo o Sindicato dos Farmacêuticos, reuniram-se para definir estratégias e elaborar uma pauta unificada sobre a data-base de 2024. O encontro teve como objetivo consolidar as demandas dos servidores e formalizar um documento a ser entregue ao governador Wanderlei Barbosa ainda hoje.

Durante a reunião, ficou definido que os sindicatos solicitariam um reajuste salarial de 4,6211%, baseado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), adotando o interstício de janeiro a dezembro, prática que tem sido seguida pelo governo estadual nos últimos três anos. Além disso, as entidades reivindicam uma recomposição salarial que contemple um ganho real de 3,00% para os servidores, considerando as perdas acumuladas nos últimos cinco anos.

Os representantes sindicais destacaram a importância do reajuste anual, previsto por lei para ocorrer todo dia primeiro de maio. Porém, em função das particularidades adotadas pelo governo do estado nos cálculos dos últimos anos, a aplicação do índice sugerido de 4,6211% segue a mesma lógica, visando ajustar os salários dos servidores públicos à realidade econômica atual.

Após a elaboração do ofício, os sindicatos protocolaram o documento na Governadoria do Estado, expressando a urgência em abrir um canal de diálogo com o governador Wanderlei Barbosa e representantes do executivo. O intuito é agendar uma reunião para discutir a pauta de reivindicações e encontrar caminhos para a efetivação dos ajustes salariais solicitados.

O movimento sindical ressalta a importância de uma negociação transparente e eficaz, que possa resultar em benefícios concretos para os servidores públicos, reconhecendo o valor e a dedicação dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas do serviço público no Tocantins.

Até o momento, o governo do estado não se pronunciou sobre o recebimento do documento ou sobre o agendamento da reunião solicitada pelos sindicatos. A expectativa é que as negociações avancem de forma positiva, garantindo justiça e equidade na revisão salarial dos servidores públicos do Tocantins.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos