SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS INVESTIGA PRÁTICA ANTISSINDICAL POR ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins está investigando uma série de denúncias envolvendo escritórios de contabilidade que estariam promovendo práticas antissindicais. As denúncias indicam que esses escritórios têm incentivado profissionais a apresentarem cartas de oposição ao pagamento das contribuições devidas aos sindicatos de forma questionável.

Segundo relatos de farmacêuticos, os escritórios de contabilidade têm fornecido modelos de carta de oposição já preenchidos, restando apenas a assinatura do profissional. Essa conduta é considerada antissindical e está em desacordo com os princípios de liberdade sindical.

O Ministério Público do Trabalho estabelece que, em relação ao financiamento dos sindicatos, é considerada conduta antissindical estimular, sugerir, auxiliar e induzir trabalhadores a apresentarem cartas de oposição ao desconto da contribuição instituída em negociação coletiva.

Profissionais que tenham sido coagidos ou que tenham recebido modelos de carta de oposição, muitas vezes contendo informações que denigrem o trabalho do sindicato, são encorajados a formalizar denúncias através do e-mail contato@sindifato.org.br. O sigilo dos denunciantes será mantido.

Caso seja constatada a prática antissindical, esses escritórios de contabilidade e seus empregadores serão denunciados ao Ministério Público do Trabalho, podendo ser instaurada uma ação civil pública para reparação dos danos causados.

O Sindicato dos Farmacêuticos reforça seu compromisso em defender os direitos e interesses da categoria, garantindo um ambiente de trabalho justo e respeitoso.

Fonte: Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins