SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DISPONIBILIZA APOSTILA COM 200 QUESTÕES PARA CONCURSO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PALMAS/TO

O Sindicato dos Farmacêuticos anunciou hoje a disponibilização de uma apostila contendo mais de 200 questões específicas e respondidas, destinadas aos profissionais que pretendem disputar uma vaga no concurso público da Secretaria de Saúde de Palmas, no estado do Tocantins.

A iniciativa visa oferecer suporte aos farmacêuticos que almejam ingressar no serviço público, proporcionando-lhes material de estudo focado e de qualidade. Estudar pelas questões já respondidas pode aumentar significativamente as chances de sucesso dos candidatos, uma vez que estarão familiarizados com o formato das perguntas e poderão revisar conceitos fundamentais da área.

A apostila, preparada pelo Sindifato, abrange uma ampla gama de temas relevantes para o concurso, incluindo legislação específica, farmacologia, farmacoterapia, bioquímica, entre outros. Os interessados em adquirir o material podem acessar o link https://pay.kiwify.com.br/XzvDynL

Segue uma amostra do conteúdo disponibilizado pelo Sindifato:

O método de Faust et al. é considerado o mais sensível para a detecção de cistos de protozoários, quando comparado ao método de sedimentação espontânea. Caracteriza-se por ter em sua preparação a adição de uma solução de”
a) Formol e Éter.
b) Sulfato de Zinco.
c) Cloreto de Sódio.
d) Iodo e Mertiolate.
Gabarito:  “b”

“O ciprofloxacino é um antibiótico de amplo espectro que possui excelente atividade contra bactérias Gram negativas e atividade moderada contra bactérias Gram-positivas. Durante a dispensação do ciprofloxacino, qual orientação o farmacêutico deve fornecer ao paciente?”
a) O ciprofloxacino não deve ser administrado com estômago vazio, devendo ser tomado juntamente com leite
b) O tratamento com ciprofloxacino deverá ser suspenso imediatamente após o desaparecimento dos sintomas
c) O ciprofloxacino deve ser administrado por via oral 2h antes ou 4h após alimentação
d) Exantemas cutâneos são eventos adversos frequentes observados em pacientes em tratamento com ciprofloxacino
e) A administração de ciprofloxacino poderá desencadear anemia megaloblástica, leucopenia e granulocitopenia
Gabarito:  “c”

Quanto à atuação nos receptores adrenérgicos, é um antagonista adrenérgico usado em urgências clínicas relacionadas à hipertensão, por ser um antagonista seletivo dos receptores α1-adrenérgico, diferente de outros antagonistas não seletivos que poderiam causar efeitos colaterais graves:
a) Ioimbina.
b) Prazosina.
c) Propranolol.
d) Atenolol
Gabarito:  “d”

“O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica responsabiliza-se pelo financiamento para o custeio de ações de assistência farmacêutica nos programas de saúde estratégicos. Não se inclui nesse componente”:
a) Sangue e Hemoderivados e Imunobiológicos.
b) Antirretrovirais dos Programas de DST/AIDS.
c) Controle de endemias, tais como a tuberculose, hanseníase, malária, leishmaniose, doença de Chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional.
d) Insumos de Assistência Farmacêutica dos Programas de Hipertensão e Diabetes, Asma e Rinite, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Alimentação e Nutrição e Combate ao Tabagismo.
Gabarito:  “d”

O Sindicato dos Farmacêuticos reforça a importância da preparação adequada para o concurso, destacando que o material disponibilizado visa contribuir para o sucesso dos profissionais que almejam uma colocação na Secretaria de Saúde de Palmas/TO.

Para mais informações, os interessados podem contatar o Sindifato através dos canais oficiais de comunicação.