Governo do Estado acrescenta progressões na proposta aos servidores da saúde

O secretário de Administração, Geferson Barros, apresentou nova proposta às entidades representantes dos servidores da saúde na manhã desta quarta-feira, 1º. O governo do Estado incluiu na negociação as progressões concedidas até 2014 por Leis anteriores ao período vedado pela Legislação Eleitoral. A efetivação do benefício será em janeiro de 2016.

De acordo com a nova proposta, os retroativos de adicional noturno, insalubridade e progressões serão pagos em até 10 parcelas a partir de maio deste ano [veja a tabela abaixo]. Para os servidores com saldo igual ou superior a cinco salários mínimos, o retroativo da insalubridade será pago a partir de setembro. Os passivos de 2015 serão negociados a partir de janeiro de 2016.

Paralisação
O governo do Estado afirmou que não haverá implicação administrativa para servidores que participaram das paralisações realizadas na segunda-feira, 30, e terça-feira, 31. Entretanto, a pasta aponta exceção para os casos apurados pela Secretaria da Saúde que não sejam inclusos na norma vigente que regulamenta o movimento paredista.

Bancos
A Secretaria da Administração assumiu o compromisso com as entidades de promover agenda, em abril, junto ao Banco do Brasil, para dialogar e tentar negociar os valores antecipados aos servidores, resultante de convênio firmado em 2014, com participação das entidades sindicais representativas.

Sindicatos
As entidades representantes dos servidores da saúde devem analisar a proposta durante esta semana. O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (Seet) já anunciou que será realizada assembleia por todo o Estado nesta quarta-feira, 1º, às 18 horas para deliberar sobre a nova posição do governo.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras) também avalia proposta do governo em assembleia às 18 horas desta quarta-feira. “O governo não queria incluir as progressões no acordo deixando para discussão posterior, mas a diretoria do Sintras foi incisiva em negociar apenas com as progressões em pauta. E conseguimos”, disse o presidente da entidade, Manoel Miranda.

O presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Tocantins (Sicideto), Ricardo Camolesi, informou que a assembleia da entidade será realizada nesta quinta-feira, 2, às 8 horas da manhã. O líder sindical afirmou ao CT que a proposta do governo “confirmou o otimismo” da classe. “Dentro da situação atual do governo foi uma proposta razoável, a tendência será aceitar. Após as negociações chegamos ao denominador comum entre os sindicatos e o governo”, avaliou.

A assembleia do Sindicato dos Farmaceuticos do Tocantins (Sindifato) está prevista para acontecer somente na quarta-feira, 8. A presidente da entidade, Leia Ayres, avaliou que o governo “progrediu bastante”. “A maior reivindicação era ter pelo menos uma previsão da implementação das progressões, o que tivemos nesta proposta. Os outros itens já tinham sido discutidos, só fizemos ajuste de tempo e de quantidade de parcelas”, afirmou. Leia mais