Farmacêuticos do Tocantins participam de evento de formação sindical na Paraíba

Aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto deste ano, em João Pessoa (PB), o curso de formação sindical promovido pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL. O Tocantins foi representado pelos farmacêuticos Pedro Henrique Goulart Machado e Renato Soares Pires Melo, Vice-presidente e Secretário do Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins, respectivamente.

A programação do evento debateu diversos assunto sobre a formação sindical necessária aos novos e atuais dirigentes das entidades. Informações sobre economia nacional, política e seus partidos, índices de inflação com o objetivo de embasar as negociações coletivas dos estados. Foi apresentado um panorama nacional sobre os índices negociados nas convenções e acordos coletivos de trabalho. O ponto alto do evento, foi a apresentação de um cenário nacional das entidades sindicais, onde o princípio da unicidade sindical prevaleceu, quando TST cassou o registo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados e manteve a representação da CNPL.

Durante o evento foi apresentado um histórico das entidades sindicais, desde a formação, ainda por afinidade, passando pela legalização dos sindicatos e as conquistas mais relevantes para a classe trabalhadora.

A CNPL, atualmente, possui 28 Federações filiadas, 600 sindicatos na base, que representam 51 categorias profissionais, com cerca de 15 milhões de trabalhadores espalhados por todo o País e que tem na figura da Confederação a sua única e legítima representante, capaz de garantir direitos adquiridos e buscar novas conquistas para um maior e melhor exercício profissional, de acordo com as exigências dos novos tempos”, explicou o dirigente da CNPL, presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo

Para o Presidente da CNPL, as carências são tão profundas, as urgências são tamanhas, que no entendimento da entidade, formar novas lideranças sindicais é uma tarefa inadiável e indelegável, mas sem esquecer também do processo permanente de qualificar, capacitar e atualizar os atuais dirigentes sindicais das profissões liberais, para que estes disponham de novas ferramentas que os auxiliem na difícil tarefa de bem representar o trabalhador com eficiência, transparência e dignidade.

Da redação com informações da CNPL