CRF-TO e curso de Farmácia do CEULP/Ulbra realizam atividades de alerta contra a automedicação

Dias 05 e 06 de maio estudantes e farmacêuticos atenderão gratuitamente para orientar a população dos riscos do uso indevido de medicamentos; ação faz parte do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos e acontece em todo o Brasil

Dia 05 de maio é considerado o “Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos”. Para celebrar a data e levar a população a uma reflexão sobre a automedicação, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO), em parceria com o curso de Farmácia do CEULP/ULBRA, promoverá de 05 a 06 de maio, a “1ª Semana de Conscientização sobre o Uso Responsável de Medicamentos”.

O evento será realizado na segunda-feira, 05/05, a partir das 9h, em Taquaralto, e na terça-feira, 06/05, às 9h, na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia prestarão atendimento gratuito à comunidade, explicando sobre os riscos de hipertensão e diabetes, realizando testes de glicemia capilar e aferição de pressão. Além disso, darão explicações sobre a importância do uso correto dos medicamentos e do acompanhamento de um profissional farmacêutico.

As atividades contam com o apoio do Sabin Laboratório e a empresa LocEventos. Patrocínio da Centrofarma Distribuidora Farmacêutica, Atons do Brasil Distribuidora de Produtos Hospitalares e Secretaria Municipal de Saúde.

“Esta é a primeira vez que fazemos esta ação, dessa grandeza, no Tocantins. Ao oferecer serviços gratuitos,nossa intenção é alertar a sociedade sobre os perigos da automedicação e promover a integração entre o profissional e a sociedade”, pondera a presidente do CRF-TO, Marttha Ramos.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Profª Grace Pelissari, “esse tema têm se tornado um assunto bastante debatido entre os profissionais da saúde e a própria comunidade. Assim ofereceremos dois dias de palestras com profissionais que possuem experiência sobre o assunto”, afirma.

A inscrição deve ser realizada na Coordenação do curso de Farmácia, localizada no prédio III, e levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os estudantes de Farmácia que participarem das atividades receberão certificado, ao final do evento.

Automedicação

A mobilização é realizada nacionalmente e o maior conceito a ser difundido é que ninguém deve usar medicamentos sem orientação de um farmacêutico, mesmo que tenha receita ou que o medicamento não exija a prescrição médica.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), no Brasil, como em outros países, os medicamentos se apresentam como o principal agente causador de intoxicações em seres humanos. Em 2011, eles responderam por 29. 179 (29,5%) de todos os casos notificados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E o número vem crescendo. Em 2010, foram 27.710 casos ou 26,85%.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA, 05/05 – 9h às 12h
Local: Praça no centro de Taquaralto
Ação de combate a automedicação