COMO DECLARAR VEÍCULOS FINANCIADOS NO IMPOSTO DE RENDA?

De acordo com InfoMoney, a menos de um mês do fim do prazo do Imposto de Renda 2020, cerca de 14 milhões de contribuintes, do total esperado de 32 milhões, ainda não enviaram a declaração à Receita Federal, segundo os dados mais recentes divulgados pelo órgão.

Quem é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 precisa incluir todos os bens e direitos que estão em seu nome, como saldo de contas correntes bancárias, aplicações financeiras, empréstimos, carros, embarcações, aviões e imóveis, tipo casa, apartamento, sítio etc.

O veículo deve ser informado na ficha “Bens e Direitos”. O contribuinte deve criar um novo item sob o “código 21 – Veículo Automotor Terrestre – Caminhão, automóvel, etc” e deve informar a localização do veículo e o número de registro do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Muitos contribuintes se confundem, mas o valor informado é o valor de aquisição do veículo, ele não deve ser atualizado a valor de mercado, ou corrigido pela tabela Fipe (que mostra o valor de venda de veículos no mercado).

Pensando nisso, o Sindicato dos Farmacêuticos firmou parcerias com dois escritórios de contabilidade, para auxiliar os profissionais que devem declarar à Receita Federal os seus ganhos e despesas. Entre as dúvidas mais comuns é a declaração de veículos financiados.

Se você é filiado e tem essa e outras dúvidas, entre em contato conosco. Não deixe para a última hora, o prazo final está chegando.

Da redação com informações do InfoMoney