SINDIFATO CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL PARA TRATAR DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

No próximo sábado (19), o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins realizará uma Assembleia Geral Extraordinária com os profissionais do segmento do comércio varejista e atacadista de medicamentos.

O objetivo é apresentação e aprovação de uma pauta que trata do adicional de insalubridade para os farmacêuticos que realizam administração de medicamentos injetáveis, testes rápidos de covid e outros procedimentos que demandem o contato com pacientes e agentes biológicos.

De acordo com o artigo 611-A da Consolidação das Leis do Trabalho, o adicional de insalubridade pode ser incluído em norma coletiva, se for o consenso das partes.

Desde o início da pandemia, no ano de 2020, os farmacêuticos ficaram ainda mais expostos aos agentes biológicos nos estabelecimentos comerciais do varejo de produtos farmacêuticos.

É notório que as farmácias e drogarias de todo o país não encerraram suas atividades, pelo contrário foram estimuladas pela grande demanda causada pela busca de tratamentos e correlatos de proteção.

Com a implantação dos testes rápidos de Covid 19 nas farmácias e drogaria de todo o País, a exposição dos farmacêuticos aos agentes biológicos ficou evidenciada.

Para o presidente do sindicato dos farmacêuticos, Renato Soares Pires Melo, “é notória a exposição dos farmacêuticos aos agentes biológicos, principalmente aos causadores da covid 19. As farmácias drogarias, de todo o Brasil, viraram pontos de convergência de pacientes, parentes e cuidadores, em busca de tratamento para a enfermidade”.

A Assembleia Geral Extraordinária acontecerá em meio remoto, às 17:00 do próximo dia 19 de março (sábado).

As inscrições deverão ser feitas pelo link https://www.sindifato.com.br/inscricoes

Segue a íntegra do edital de convocação.

“EDITAL DE CONVOCAÇÃO. ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS. CNPJ 02.889.429.0001/07. O Presidente do Sindicato, em uso das suas atribuições, convoca todos(as) os FARMACÊUTICOS(as) que laboram em FARMÁCIAS, DROGARIAS E DISTRIBUIDORAS (comercio varejista e atacadista de produtos Farmacêuticos) no Estado do Tocantins, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada em ambiente virtual, no dia 19 de março de 2022, com primeira chamada às 17 horas, para tratarem da seguinte ordem do dia: a) leitura do edital convocatório; b) elaboração, discussão e aprovação da Pauta de Termo Aditivo, incluir o adicional de insalubridade na CCT vigente a ser remetida à representação patronal, visando efetivação da CCT 2021/2022; c) votação para a aprovação da aludida pauta; d) autorização para que a diretoria do Sindifato possa firmar acordo administrativo, com a assinatura da CCT, com ou sem mediador e na sua inviabilidade, conceder poderes para que seja ajuizado o competente DC; e) Compor Comissão de Negociação; f) assuntos gerais da categoria. Os interessados deverão se inscrever pelo link https://www.sindifato.com.br/inscricoes, até uma hora antes da primeira chamada. Não havendo número legal de presentes na primeira convocação, a segunda se realizará 30 minutos após, já com qualquer número de presentes. As deliberações tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os fins de direito, e a ela se vinculam os trabalhadores sindicalizados ou não à entidade convocante. Palmas/TO, 11 de março de 2022. Renato Soares Pires Melo – Presidente”.