Sesau suspende reuniões da mesa de negociação do SUS e sindicatos da saúde questionam

Os sindicatos dos trabalhadores em saúde (Sintras), dos médicos (Simed), cirurgiões dentistas (Sicideto), enfermagem (Seet) e farmacêuticos (Sindifato) divulgaram nota na manhã desta sexta-feira, 27, para questionar a suspensão das reuniões ordinárias da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), do Sistema Único de Saúde (SUS). As entidades classificaram o ato como “antidemocrática e sem senso coletivo”.

As reuniões estavam previstas para terça-feira, 24, e 8 de dezembro, mas o titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Samuel Bonilha, cancelou ambas. Conforme os sindicatos, a suspensão correu por meio do ofício circular do dia 18 deste mês. “O ato rasga mais esse direito das entidades e servidores de discutir o sistema de saúde com as categorias e os usuários no fórum competente”, comenta a nota.

De acordo com as entidades que assinam a nota, a Secretaria da Saúde “impôs” a suspensão das reuniões “alegando supostas distorções de informações discutidas e repassadas ao público”, o que teria causado “transtorno à administração pública”. A nota ainda destaca a Portaria do Estado que instituiu a mesa de negociação, citada pelos sindicatos como “uma importante conquista da área”.

Os sindicatos ainda questionam que as suspensões acontecem “coincidentemente” após a administração “não conseguir responder aos questionamentos” e qualificar “nova organização social para atuar no Tocantins”, citando o Grupo de Apoio a Medicina Preventiva. “Esta postura indica, fortemente, uma nova tentativa de terceirizar a gestão da saúde no Tocantins e, para isto, a Sesau não se furtou em desmobilizar este importante canal de discussão das principais pautas de negociação de questões referentes à prestação de serviços”, afirmam.

Por fim, as entidades indicam que continuarão restabelecer o instrumento de debate, inclusive através da Justiça, como afirmam ter feito na administração anterior. “Não mediremos esforços para que a Mesa de Negociação do SUS seja mantida no Tocantins, como já o fizemos na gestão passada, quando conseguimos a reativação do fórum por meio de decisão judicial.”

O CT acionou a Secretaria da Saúde do Tocantins, mas até o momento não recebeu esclarecimentos sobre as suspensões.

Confira a íntegra do comunicado assinado pelos sindicatos da saúde:

“Os sindicatos da área da saúde vêm com extrema preocupação o ato unilateral do secretário estadual da saúde, Samuel Bonilha, ao suspender as reuniões ordinárias da “Mesa Estadual de Negociação Permanente do Trabalho no SUS-TO” marcadas para a terça-feira (24/11) e para o próximo dia 8/12. A suspensão ocorreu por meio do ofício circular nº 430/2015, do último dia 18 de novembro.

Trata-se de uma atitude antidemocrática e sem senso coletivo do gestor que não agrega valores ao atual cenário administrativo do Estado. Ao contrário, o ato rasga mais esse direito das entidades e servidores de discutir o sistema de saúde com as categorias e os usuários no fórum competente.

A suspensão causa estranheza porque a SESAU a impõe alegando supostas distorções de informações ali discutidas e repassadas ao público que teriam causando transtorno à Administração Pública. É estranho, sobretudo, porque a Mesa de Negociação, instituída pela Portaria DGRT Nº 122, de 19 de janeiro de 2009, é uma importante conquista da área da saúde, por ser o fórum competente e permanente de negociação de caráter deliberativo entre gestores da rede pública, da rede privada, da rede conveniada, de servidores e usuários do SUS.

Entendemos que a suspensão está na contramão do que o País pratica em torno do assunto, tanto que as Mesas de Negociação do SUS se constituem um dos principais temas da Conferência Nacional de Saúde 2015, na manhã do dia 1º de dezembro.

Coincidentemente, a suspensão ocorre após a própria gestão estadual não conseguir responder aos questionamentos feitos na Mesa, que é um fórum imprescindível para o SUS. Coincidentemente o ato é adotado no mesmo mês em que a própria secretaria qualifica uma nova organização social para atuar no Tocantins, na área de saúde, o Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), como consta na PORTARIA/SESAU/GABSEC/Nº 1350, de 13 de novembro 2015, publicada no Diário Oficial (17/11, nº 4.500, p. 27).

Esta postura indica, fortemente, uma nova tentativa de terceirizar a gestão da saúde no Tocantins e, para isto, a Sesau não se furtou em desmobilizar este importante canal de discussão das principais pautas de negociação de questões referentes à prestação de serviços de saúde no sistema SUS/TO.

Janice Painkow – Presidente SIMED-TO
Manoel Pereira de Miranda – Presidente do SINTRAS-TO
Ricardo M. Camolesi – Presidente SICIDETO
Leia Ayres Cavalcante – Presidente SINDIFATO