Histórico

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato) foi fundado em 20 de setembro de 1997 e registrado em 08 outubro de 1998, quando foi constituída a primeira diretoria em assembleia geral da categoria.

O Sindifato é formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto á Federação, efetivos e suplentes, eleitos a cada 4 anos para coordenar as atividades sindicais e representar os interesses coletivos e individuais dos farmacêuticos deste Estado.

Sindicato é uma associação de membros de uma profissão ou de empregadores, destinada a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados administrativamente e em Juízo. Podem ser de empregados e de empregadores.

Ao longo desses anos, o Sindifato vem atuando no segmento privado, por meio das negociações coletivas de trabalho com o sindicato patronal que representa as farmácia, drogarias e distribuidoras no Estado do Tocantins.

Também, negocia com o sindicato patronal que representa os hospitais, clinicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde privados deste Estado.

O Sindifato atua nas mesas permanentes de negociações, onde, juntamente, com sindicatos de outras categorias profissionais, estabelecem com os entes públicos para a criação e manutenção dos planos de cargos, carreiras e vencimentos.

Além, de notificar os entes públicos sobre editais de concursos públicos, denuncias de assedio moral e denuncias contra as más condições de trabalho nas unidades de saúde pública.

A Diretoria.