Farmacêuticos alertam para conluio em ‘roubo de contribuição sindical’ de escritórios de contabilidade com a Feconeste

Entidade, que não representa categoria no Estado e não tem qualquer atuação no Tocantins, está fornecendo termos de opção preenchidos

O Sindifato (Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins) alerta a todos os profissionais da categoria no Estado para o conluio de distribuição de termos de opção para desconto de contribuição sindical preenchidos nas farmácias, drogarias e estabelecimentos de saúde do Tocantins.

Os termos de opção são em favor da Feconeste (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste), entidade sem qualquer atuação no Tocantins e que não representa os farmacêuticos do Tocantins. O Sindifato destaca, ainda, que o fato dos termos de opção estarem sendo distribuídos pelos próprios escritórios de contabilidade que prestam serviço às empresas surpreende.

“Diante dos fatos, o Sindifato alerta aos farmacêuticos que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória, portanto deverá ter o seu desconto autorizado pelo profissional. E que ao efetuar qualquer pagamento ou autorização de desconto, verifique para qual entidade está sendo direcionado o valor”, salienta o presidente do Sindifato, Pedro Henrique Goulart Machado Rocha.

O líder sindical destaca, também, que no Estado quem tem a prerrogativa de pedir a contribuição sindical dos farmacêuticos é o Sindifato e, mesmo assim, a solicitação está sendo feita de maneira individual, para que não haja dúvidas da atuação da entidade. “O que está acontecendo é muito grave. Além de uma entidade buscar dinheiro que não é seu, entrega fichas preenchidas, tentando enganar os nossos colegas”, ressalta Pedro Henrique.

Pedro Henrique afirma que o Sindifato já está levantando os escritórios de contabilidade que vêm adotando tal prática para relatar os fatos, com provas, ao CRC-TO (Conselho Regional de Contabilidade), presidido por Norton Thomazi. “Temos certeza que o presidente recém-empossado não concorda com esse tipo de procedimento”, frisa.

Por fim, o Sindifato orienta os farmacêuticos que, em caso de dúvida, recebimento de termo de opção, de autorização ou mesmo as guias de contribuição sindical, entre em contato com o Sindicato pelo e-mail: contato@sindifato.org.br, com a cópia do documento enviado.

“O Sindifato prima pela transparência e tem o dever de alertar sobre possíveis golpes aplicados aos trabalhadores”, finaliza Pedro Henrique.