COMUNICADO AOS FARMACÊUTICOS DO TOCANTINS – GREVE GERAL

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins – Sindifato, vem informar que, diante da postura intransigente do Governo do Estado em descumprir a lei, no que se refere ao pagamento da data base dos servidores públicos, os Farmacêuticos Servidores do Estado, decidiram em Assembléia Geral Extraordinária, ocorrida no dia 17 de agosto, que irão aderir ao movimento de greve deflagrado por todas as demais categorias de servidores públicos, a partir do dia 27 de agosto, por tempo indeterminado.

Ciente das responsabilidades legais referentes ao funcionamento mínimo dos setores e serviços de nossa competência, durante o movimento paredista, nos colocamos em alerta para evitar qualquer abusividade cometidas por membros da categoria, bem como aquelas contra os mesmos.

Cabe ressaltar que estamos adotando todas as medidas legais para garantir o direito de greve dos membros da categoria, bem como para minimizar prejuízos à sociedade e aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Infelizmente, não restou outra alternativa diante da postura Estatal em negar um direito garantido por lei.

Os farmacêuticos, por suas funções essenciais não poderão paralisar suas atividades, porém, PODEM E DEVEM manifestar o seu descontentamento e unir forças ao movimento de greve. Para Tanto, o SINDIFATO orienta os Farmacêuticos e Farmacêuticos-Bioquímicos a:

• Permanecerem no seu posto de trabalho e proceder a anotação de ponto ou no livro de ocorrência, para que seja evitada eventual tentativa de corte de ponto;
  • Assinar paralelamente a frequência do SINDIFATO que estará com um representante indicado pelo sindicato em cada posto de trabalho;
  • Realizar as atividades laborais de caráter essencial e, após o termino da rotina, se unir aos demais servidores na frente das unidades de saúde/hospitais;
  • Nos casos onde o serviço não pode parar, os Farmacêuticos deverão se organizar em escalas para não deixar o serviço paralisado;
  • Nos locais onde o Farmacêutico trabalha sozinho, este não deverá abandonar seu posto de trabalho;
  • Qualquer ocorrência, qualquer ameaça, qualquer intervenção do patronal deve ser comunicada a diretoria do SINDIFATO para providencias, usem telefones celulares, para gravar ou filmar conversar ou atitudes que ameacem a categoria em seu legítimo direito de greve.

O SINDIFATO reforça que, em acordo com os demais sindicatos da Saúde, ficou estabelecido que o movimento grevista terá início em Palmas e, gradativamente, será expandido para as cidades vizinhas e demais do interior, por meio da equipe de mobilização das entidades.

Atenciosamente

A Diretoria do SINDIFATO